O ex-presidente do Paraguai, Federico Franco, saiu ileso depois que o pequeno avião no qual viajava nesta quarta-feira saiu da pista e se chocou com uma cerca quando tentava decolar em um aeroporto do departamento de Caazapá, informou à Agência Efe a polícia local.
O acidente aconteceu na pista pertencente à empresa Agroganadera Supremo S.A., a cerca de 10 quilômetros da cidade de Tavaí, quando o pequeno avião, pilotado por Manuel Batilano, sofreu uma avaria mecânica e se desviou de sua rota sem empreender voo, disse o suboficial César Cristaldo, da delegacia de polícia de Caazapá. Nesse momento a hélice do pequeno avião, um aparelho bimotor, roçou em uma cerca próxima e ficou presa, o que acabou destruindo o trem de pouso.
A fonte acrescentou que ninguém ficou ferido no acidente e que Franco se dirigiu depois para a capital Assunção em um automóvel.
Segundo o suboficial, Franco tinha aterrissado antes no mesmo pequeno avião para realizar uma série de atividades na empresa proprietária do aeroporto.
Franco, do Partido Liberal, era o vice-presidente do governo de Fernando Lugo quando este foi submetido a um controvertido julgamento político e afastado da presidência, em junho de 2012.
Após o julgamento, que aconteceu depois de um massacre de 17 pessoas entre policiais e camponeses que ainda não foi esclarecido, Franco assumiu a presidência.
O mandato de Franco terminou em meados de 2013, quando o atual presidente, Horacio Cartes, do Partido Colorado, ganhou as eleições.
O que a aviação aprende com os acidentes aéreos