Quatro mineiros mortos e pelo menos 65 intoxicados por inalação de gases após uma explosão em uma mina de ouro no município de Buriticá, em Antioquia, noroeste da Colômbia, informaram neste sábado os organismos que atenderam a emergência.
O diretor do Departamento Administrativo de Prevenção de Desastres (Dapard), César Hernández, disse no Twitter que a operação de resgate, que começou ontem à noite, concluiu na madrugada de hoje e confirmou os quatro mortos.
Segundo Hernández, 65 pessoas foram atendidas em hospitais da região e 16 foram transferidas a centros médicos dos municípios de Santa Fé e Giraldo.
Já o prefeito de Buriticá, Carlos Mario Varela Ramírez, disse à imprensa local que as pessoas atendidas em hospitais e por organismos de socorro que atenderam a emergência ocorrida ontem chegaram a 95, a maioria por inalar gases tóxicos.
O Dapard tinha informado ontem que pelo menos 25 mineiros tinham ficado feridos na explosão no interior de uma mina do setor de San Antonio, na região de Los Asientos, do município de Buriticá.
A emergência foi registrada dentro da concessão a cargo da multinacional mineradora Continental Gold, mas cujos terrenos foram invadidos para a exploração ilegal, segundo o prefeito Varela.
Segundo a página eletrônica da companhia, o Projeto Buriticá é 100% próprio e compreende uma área acumulada de 59.095 hectares.
Buriticá é uma cidade com cerca de 7.500 habitantes e é conhecida como "a Montanha de Ouro" pela quantidade de minas nas quais se explora esse metal.