Paleontólogos descobriram quase 50 fósseis intactos de ictiossauros no sul do Chile, uma das maiores descobertas do tipo até hoje, disseram eles nesta terça-feira.
Os fósseis da criatura semelhante a um golfinho foram desenterrados no Parque Nacional Torres del Paine, cujos picos agudos e lagos azul-turquesa atraem praticantes de caminhada e amantes da natureza.
Os pesquisadores disseram que os dinossauros, enterrados debaixo de rochas do imenso Glaciar de Tyndall, viveram entre os períodos Triássico e Cretáceo, que se estenderam de 250 milhões a 66 milhões de anos atrás.
“Este grande cemitério de ictiossauros, a maneira como os restos estão depositados, é única”, afirmou o pesquisador paleontólogo e curador de um museu de história natural, Christian Salazar, nesta terça-feira.
“É a grande descoberta mais recente da sua história, e vai responder muitas perguntas sobre como se extinguiram, para onde migraram, como viveram”, declarou.
Os 46 fósseis foram encontrados depois de cerca de três meses de escavações, acrescentou Salazar, e é provável que outros sejam achados.