O Conselho Eleitoral do Haiti anunciou nesta quinta-feira novas datas para as atrasadas eleições legislativas e municipais da nação caribenha, assim como a eleição presidencial no fim deste ano.
A eleição para dois terços do Senado será realizada em 9 de agosto, assim como para toda a Câmara dos Deputados. A eleição presidencial será em 25 de outubro, juntamente com as eleições locais e municipais. Se necessário, o segundo turno do pleito presidencial será em 27 de dezembro.
O Haiti está há meses envolvido numa crise política, depois que o primeiro-ministro foi forçado a renunciar e o Parlamento foi dissolvido em 15 de janeiro após o fracasso na realização de eleições legislativas e municipais.
As eleições municipais foram adiadas por mais de três anos, enquanto que as eleições para um terço das cadeiras do Senado deveriam ter ocorrido em 2012.
O Haiti, o país mais pobre das Américas, tem uma longa história de eleições convulsivas e ainda se recupera de um terremoto ocorrido há quase cinco anos que arrasou grande parte da capital, Porto Príncipe.
Nas últimas semanas, manifestantes em várias cidades têm acusado o governo de corrupção e reclamado do elevado preço da gasolina.
O processo de registro de partidos políticos que querem apresentar candidatos começa na segunda-feira. Os eleitores devem se registrar na lista eleitoral antes de 10 de maio.
(Reportagem de Amelie Baron)