Neto de líder das Avós de Maio visita avó paterna

11 ago 2014 - 19h36
(atualizado às 19h38)
Estela de Carlotto conversa com seu neto Ignacio Hurban durante entrevista em Buenos Aires.
Estela de Carlotto conversa com seu neto Ignacio Hurban durante entrevista em Buenos Aires.
Foto: Marcos Brindicci / Reuters

Ignacio Hurban, o recém encontrado neto da presidente da associação Avós da Praça de Maio, Estella de Carlotto, visitou sua avó paterna Hortensia Ordura. Ignacio, cuja verdadeira identidade é Guido Montoya Carlotto, se encontrou com a avó, conhecida como Tenchi, 91 anos. As informações são da agência Ansa.

Publicidade

Tenchi é mãe de Oscar Montoya, sequestrado e morto durante a ditadura argentina (1976-1983), assim como sua companheira Laura, filha de Estella. Ignacio nasceu em 26 de junho de 1978 em um hospital militar. Após o assassinato dos pais, ele foi dado para adoção, prática comum na época. 

Guido se apresentou voluntariamente e se ofereceu para fazer um teste de DNA, após ter dúvidas sobre sua origem. Ignacio disse estar recebendo apoio da família adotiva e que está acostumado a ser chamado pelo nome dado pelos pais adotivos. Ele ainda destacou que foi "criado por um casal que me ama muito".

A organização Avós da Praça de Maio foi criada no final dos anos 1970 e luta para identificar os cerca de 500 filhos de presos políticos que foram sequestrados e adotados ilegalmente. Até o momento, mais de 110 netos foram identificados.

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se