Um prefeito do sul do México se casou com um lagarto, seguindo um rito tradicional indígena destinado a trazer sorte aos pescadores da região, explicou o político à AFP nesta terça-feira.
"Com esta cerimônia, pedimos à divindade uma pesca abundante" no pequeno município de San Pedro Huamelula, informou Joel Vásquez, prefeito dessa localidade da região de Oaxaca (sul).
A imprensa mexicana divulgou nesta terça-feira imagens do casamento em que o político aparece ao lado do réptil, que usou uma espécie de vestido branco de noiva.
A cerimônia foi celebrada no dia 30 de junho, como acontece todos os anos desde o século XVIII. Ela foi comandada nesta ocasião pelo líder da comunidade indígena da etnia chontal, que perguntou ao prefeito se aceitava como esposa a "menina princesa", como é chamada a noiva, que deve levar prosperidade aos pescadores.
O lagarto foi capturado apenas para a cerimônia e libertada dentro de um centro de conservação da fauna silvestre localizado na cidade portuária de Salina Cruz, perto de San Pedro Huamelula.