O presidente de Venezuela, Nicolás Maduro, disse na noite de terça-feira que está em busca de financiamento para compensar a queda brusca nos preços do petróleo, que tem prejudicado o país membro da Opep, mas não entrou em detalhes.
"Estamos buscando os recursos", disse Maduro em discurso, ao apresentar um plano para enfrentar a "guerra econômica" a qual atribui a recessão e a escassez de produtos básicos, como papel higiênico e alguns medicamentos na Venezuela.
"Estamos dedicados 24 horas por dia, todos os dias, buscando... para que o país funcione", acrescentou Maduro, que neste mês já visitou diversos países, incluindo a China, em um giro de quase duas semanas.
Os preços do petróleo despencaram mais de 50 por cento desde meados de 2014, provocando problemas econômicos na Venezuela que atingiram duramente a popularidade de Maduro e aumentaram a pressão sobre o governo para encontrar novos recursos.
Nos últimos anos a China concedeu empréstimos de bilhões de dólares à Venezuela que são pagos com petróleo e combustível.
(Reportagem de Alexandra Ulmer)