Vivendo na zona rural, perto de Montevidéu, o presidente do Uruguai, José Mujica, usa um iPad para ler os jornais do dia antes de ir trabalhar. Aos 77 anos, ele foi chamado pela imprensa de "o presidente mais pobre do mundo" por abrir mão da residência oficial do governo e da maior parte de seu salário.
Em entrevista ao jornal espanhol El País, a mulher do presidente, a senadora Lucía Topolansky, contou que os assessores resolveram dar o tablet ao presidente, já que os jornais não chegam na chácara onde ele mora.
Segundo Topolansky, o líder da esquerdista Frente Ampla possui o moderno tablet há mais de um ano e não chega a ser "um viciado". Ele usa o aparelho para acessar a imprensa nacional e estrangeira e, ocasionalmente, ver filmes antigos.
A senadora contou da nova mania de Mujica depois que, em uma entrevista televisiva realizada em sua casa, a embalagem do tablet chamou atenção entre os humildes móveis e utensílios domésticos do casal.
Lucía Topolansky acrescentou que Mujica usa o iPad porque "é fácil e tem só um botão para ligar e aparece tudo". A senadora, a legisladora mais votada nas eleições gerais de 2009, considerou que entre outras virtudes, o aparelho permite ao presidente "ver filmes e escutar música".