Trecho de Oleoduto Bicentenário da Colômbia é dinamitado

Suposto atentado provocou derrame de petróleo e um incêndio no departamento do Arauca, na fronteira com a Venezuela

13 ago 2014 - 02h05
(atualizado às 02h22)

Um trecho do Oleoduto Bicentenário, um dos mais importantes da Colômbia, foi dinamitado na terça-feira no departamento do Arauca, na fronteira com a Venezuela, o que produziu derrame de petróleo e um incêndio, informaram fontes da companhia.

Os sistemas de alarme registraram às 15h05 locais (17h05 em Brasília) uma "queda na pressão do oleoduto e que no local houve uma ruptura do oleoduto, vazamento de petróleo e incêndio", na vereda La Esperanza, zona rural do município de Fortul..

Publicidade

A empresa ativou o Plano de Contingência para o Atendimento de emergências, e ressaltou que "estes atos de violência afetam especialmente as comunidades araucanas e de maneira grave o meio ambiente".

O volume de óleo derramado não foi informado, e nem se as operações de bombeamento foram suspensas. Até o momento não se sabe quem foram os autores do atentado, já que na região atuam frentes das Farc e do ELN.

Este fato se somou aos registrados em Saravena, também em Arauca, onde o secretário de Desenvolvimento Social da cidade, Pedro Antonio Bohórquez, foi assassinado, e oito militares ficaram feridos em um ataque com explosivos em uma zona rural de Fortul.

O Ministério da Defesa ordenou o aumento da vigilância do exército para controlar a tensa situação que vive a população da região.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações