Os incêndios de Palisades, que afetaram a região de Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos, nas últimas semanas deixaram um rastro de destruição. Foram milhares de casas afetadas, além de cerca de 25 mortos. Imagens capturadas por satélites de observação da Terra da Airbus Defense and Space mostram os efeitos deixados pelo fogo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As fotos dos satélites Pléiades e Pléiades Neo fazem um comparativo dos dias 14 de dezembro e 12 de janeiro, antes e depois dos incêndios. É mostrado como ficaram bairros afetados pelas chamas, que antes possuíam centenas de casas, e hoje têm apenas escombros.
A paisagem também mudou. Vários locais que antes eram cobertos de vegetação, foram tomados por cinzas e ganharam tons terrosos, além de muita fumaça.
Incêndios em Los Angeles
De acordo com informações da agência de notícias Reuters, ainda nesta quarta-feira, 15, bombeiros de Los Angeles se mantiveram na linha de frente contra dois grandes incêndios florestais que devastaram partes de Los Angeles na última semana, mesmo com os ventos do deserto e uma paisagem seca apresentando condições extremamente perigosas.
O incêndio de Palisades, na extremidade oeste da cidade, manteve-se estável com 96 quilômetros quadrados queimados, e a contenção subiu para 18% -- uma medida de quanto do perímetro estava sob controle.
O incêndio de Eaton, no sopé das colinas a leste da cidade, permaneceu em 57 quilômetros quadrados, com 35% de contenção. O sul da Califórnia não tem recebido nenhuma chuva significativa desde abril, transformando os arbustos em possível combustível para as chamas, enquanto os ventos de Santa Ana, originários dos desertos, passavam pelos topos das colinas e corriam pelos desfiladeiros, enviando brasas que voavam até 3 km à frente dos incêndios.
O número de mortos nos incêndios aumentou em um na terça-feira, chegando a 25, de acordo com o escritório do médico legista de Los Angeles. A estimativa de estruturas danificadas ou destruídas se manteve estável em mais de 12.000, o que sinaliza que haverá um esforço hercúleo de reconstrução pela frente.
Bairros inteiros foram arrasados, deixando cinzas fumegantes e escombros. Em muitas casas, apenas uma chaminé foi deixada de pé.
*Com informações da Reuters