Após fala de Trump sobre Canal do Panamá, manifestantes queimam bandeiras dos EUA

Ato aconteceu em frente à Embaixada dos EUA no Panamá, nesta segunda-feira, 20

20 jan 2025 - 19h53
(atualizado às 23h03)
Manifestantes queimam bandeiras dos Estados Unidos após afirmações de Trump sobre Canal do Panamá
Video Player

No Panamá, manifestantes se reuniram do lado de fora da Embaixada dos Estados Unidos e queimaram bandeiras norte-americanas. O ato aconteceu após Donald Trump, empossado presidente nesta segunda-feira, 20, dizer em discurso que quer recuperar o controle do Canal do Panamá.

O discurso durou cerca de 30 minutos. Trump afirmou que, em pouco tempo, trabalhará para "mudar o nome do Golfo do México para 'Golfo da América'" e, mais adiante, reafirmou a intenção de reassumir o controle do Canal do Panamá, principal rota de comércio marítimo entre os oceanos Atlântico e Pacífico. 

Publicidade
Membros do sindicato queimam bandeiras dos EUA durante um protesto contra o presidente dos EUA, Donald Trump, do lado de fora da Embaixada dos Estados Unidos, na Cidade do Panamá.
Membros do sindicato queimam bandeiras dos EUA durante um protesto contra o presidente dos EUA, Donald Trump, do lado de fora da Embaixada dos Estados Unidos, na Cidade do Panamá.
Foto: REUTERS/Aris Martinez

Como justificativa, o presidente afirmou que os Estados Unidos são "maltratados" pelo "presente dado", em referência ao acordo firmado entre os países em 1977. O controle do canal passou gradualmente ao Panamá até 1999, quando o país caribenho assumiu totalmente a via marítima. 

Trump toma posse como 47º presidente dos EUA
Video Player

"Navios americanos sofrem tributações excessivas e não recebem qualquer tratamento justo, incluindo a frota da Marinha. Sobretudo, a China está operando o canal. Nós não demos o canal à China, demos ao Panamá e o tomaremos de volta", ressaltou.

De acordo com informações da Reuters, os manifestantes que queimaram as bandeiras eram membros de sindicato. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações