Argélia: o que se sabe sobre homem que ficou 26 anos desaparecido e estava preso na casa do vizinho

Omar Bin Omran, de 45 anos, foi sequestrado em 1998 durante a guerra civil do país e foi encontrado a 200 metros da casa de sua família

19 mai 2024 - 08h59
Um homem argelino que desapareceu há 26 anos foi encontrado no curral de um vizinho, numa aldeia da província de Djelfa, a cerca de 300 quilômetros da capital, Argel Crédito: Reprodução via twitter/x/@CollinRugg
Um homem argelino que desapareceu há 26 anos foi encontrado no curral de um vizinho, numa aldeia da província de Djelfa, a cerca de 300 quilômetros da capital, Argel Crédito: Reprodução via twitter/x/@CollinRugg
Foto: Reprodução via twitter/x/@CollinRugg / Estadão

No dia 12 de maio, um mistério de 26 anos foi resolvido na Argélia, quando um homem que desapareceu aos 19 anos foi encontrado a apenas 200 metros da casa de sua família. Omar Bin Omran, de 45 anos, foi sequestrado pelo seu vizinho durante a guerra civil do país e, por muito tempo, os familiares acreditavam que ele havia morrido em um conflito armado. Veja abaixo o que se sabe sobre o caso.

Quando Omar Bin Omran desapareceu?

 

Omran foi visto pela pela última vez em 1998, quando estava indo à escola, durante a Guerra Civil da Argélia, conflito armado entre o governo do país e grupos rebeldes islâmicos. O desaparecimento fez com que a família do jovem acreditasse que ele tinha sido morto na guerra civil.

Publicidade

Onde ele foi encontrado?

Omar Bin Omran foi localizado em um buraco na casa do vizinho, a cerca de 200 metros da casa de sua família na cidade de El Guedid, província de Djelfa, que fica a mais de 300 quilômetros da capital, Argel. Nas imagens de resgate, em um vídeo compartilhado no X, é possível vê-lo saindo de de um buraco coberto por fenos no chão de um curral.

Um homem argelino que desapareceu há 26 anos foi encontrado no curral de um vizinho, numa aldeia da província de Djelfa, a cerca de 300 quilômetros da capital, Argel
Foto: Reprodução via twitter/x/@CollinRugg / Estadão

Como a polícia chegou até lá?

A promotoria recebeu uma denúncia anônima afirmando que Omar Bin Omran estava na casa de seu vizinho. A família de Omran também teria avisado as autoridades depois que o irmão do suspeito sugeriu que seu irmão estava envolvido em um sequestro nas redes sociais.

Quem é o sequestrador?

As autoridades identificaram o suspeito, que era vizinho da vítima, pelas iniciais "BA", de 61 anos. De acordo com a imprensa, o suspeito trabalhava como porteiro. Ele foi detido depois que tentou fugir.

Por que Omar não tentou fugir?

A vítima disse às autoridades que às vezes enxergava sua família do cativeiro, mas não conseguia gritar para pedir ajuda porque seu sequestrador o convenceu de que ele estava sob "um feitiço" que o impedia de fazer isso.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações