Combatentes do grupo terrorista Al Qaeda e de clãs tribais sunitas tomaram nesta sexta-feira o controle do quartel da Brigada Mecânica 27, na província de Hadramaut, no sudeste do Iêmen, informaram à Agência Efe fontes de tribos da região.
Esta base militar fica próxima da cidade de Al Mukala, capital de Hadramut, e do aeroporto internacional Rayan, que ontem foi tomado por jihadistas.
As tropas do quartel se renderam ontem, mas o controle efetivo da base não se concretizou até hoje, quando os extremistas também assumiram o controle do setor número 14 do campo petrolífero de Al Masila.
Há dois dias foram registrados combates entre os soldados e a aliança terrorista-tribal nos arredores da base da Brigada 27 do exército.
A própria Al Mukala esteve sob o domínio total da organização terrorista nos dias 2 e 3 de abril, mas combatentes tribais anunciaram depois que tinham expulsado os radicais islâmicos.
No entanto, as fontes consultadas pela Efe afirmaram que os membros da Al Qaeda não deixaram a cidade e que criaram uma coalizão com as tribos sunitas denominada "Filhos de Hadramut".
Os dois grupos formaram, além disso, um conselho local para administrar a cidade e começaram a atacar quartéis próximos.