Ataque suicida no Afeganistão deixa pelo menos 80 mortos

Atentado aconteceu em um movimentado mercado da província de Paktika

15 jul 2014 - 08h49
(atualizado às 14h22)
<p>Moradores se reúnem no local de um ataque com carro-bomba no distrito de Urgón, na província oriental de Paktika, Afeganistão, nesta terça-feira, 15 de julho</p>
Moradores se reúnem no local de um ataque com carro-bomba no distrito de Urgón, na província oriental de Paktika, Afeganistão, nesta terça-feira, 15 de julho
Foto: Reuters

Pelo menos 80 civis morreram e 42 ficaram feridos nesta terça-feira em um ataque suicida em um mercado com um veículo carregado de explosivos na província de Paktika, no Afeganistão, informou à Agência EFE uma fonte oficial.

O ataque ocorreu ao meio-dia hora local em um movimentado mercado do distrito de Orgun, disse o governador local, Mohammed Reza Kharoti, que acrescentou que entre os mortos estão muitas crianças.

Publicidade

Kharoti afirmou que o mercado estava cheio de pessoas fazendo compras do Ramadã e se preparando para o Eid al-Adha ou Festa do Sacrifício, a maior festa para os muçulmanos.

Os atentados suicidas são, ao lado dos artefatos explosivos improvisados (IED, sigla em inglês), os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar às forças afegãs e internacionais, embora na prática causem um elevado número de vítimas civis.

Equipes de segurança afegãs trabalham no local de um ataque suicida em um movimentado mercado no distrito de Urgun, na província de Paktika, nesta terça-feira, 15 de julho
Foto: Agência de Notícias Pajhwok / AFP

Além disso, dois empregados do Palácio Presidencial morreram e sete ficaram feridos nesta manhã na explosão de uma bomba durante a passagem do veículo no qual viajavam nos arredores de Cabul.

Publicidade

10 coisas que você deve saber sobre o Afeganistão

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações