Atentado a bomba mata 7 pessoas no noroeste do Paquistão

3 jun 2014 - 04h39

Ao menos sete pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas nesta terça-feira após a explosão de uma bomba durante a passagem do veículo em que viajavam na região tribal de Kurram, no noroeste do Paquistão, disseram à agência EFE fontes oficiais.

O incidente ocorreu durante o amanhecer na área de Khomsa, quando uma bomba ativada por controle remoto explodiu na passagem de um veículo de transporte público, detalhou um funcionário do órgão de coordenação das regiões tribais, Rehman Xá.

Publicidade

A fonte afirmou que desconhece os motivos do ataque, já que as vítimas são locais sem nenhuma afiliação conhecida e que não pertencem a minorias religiosas que costumam ser alvo dos radicais.

Um membro da Administração local de Kurram confirmou o atentado e especificou que pelo menos duas vítimas pertencem à mesma família.

O jornal local Dawn elevou para oito o número de mortos no ataque, enquanto a emissora Geo detalhou que as vítimas eram locais que tinham voltado recentemente de um acampamento para civis, refugiados internos do conflito armado que castiga essa parte do país.

Kurram é uma das sete regiões que fazem parte do cinturão tribal fronteiriço com o Afeganistão, uma faixa de território que jamais esteve sob domínio completo do Estado paquistanês e é habitada majoritariamente por tribos da etnia pashtun.

Publicidade

Além disso, as regiões tribais servem de refúgio para um amplo leque de grupos talibãs, jihadistas e militantes ligados à Al-Qaeda.

O Paquistão viveu no ano passado um aumento notável das ações terroristas e, de acordo com um relatório de um centro local de estudos, mais de 1,7 mil atentados ocorreram no país em 2013, deixando cerca de 2,5 mil mortos, um número 19% maior do que em 2012.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se