Um avião da empresa TransAsia Airways, com 58 passageiros a bordo, caiu em Taiwan, nesta quarta-feira, enquanto realizava um pouso de emergência. Segundo o chefe da administração da Aviação Civil de Taiwan, Shen Chi, 51 pessoas morreram e 7 ficaram feridas. Porém, um funcionário local afirmou à agência de notícias Xinhua, que há 47 mortos e 11 feridos.
Um relatório preliminar, citado por agências de notícias, informa que o avião - modelo ATR-72 - provavelmente caiu, durante uma tentativa de realizar um pouso de emergência, na cidade de Magong, condado de Penghu, em Taiwan. A queda ocorreu por volta das 17h35 locais (6h35 no horário de Brasília).
A aeronave realizava o voo de número GE222, que ia de Kaohsiung, na China, para as ilhas Penghu, quando teve de fazer um pouso de emergência em Taiwan.
Segundo a emissora indiana NDTV, que citou os bombeiros locais, o piloto do avião teria realizado a tentativa de pouso em função de uma forte tempestade que atingiu a região nesta quarta-feira. Taiwan foi atingida pelo tufão Matmo esta manhã que, segundo a CNN, provocou chuvas e ventos de até 75 km/h na região.
O avião, de 72 lugares, levava 50 adultos e quatro crianças, além da tripulação.
Imagens divulgadas por emissoras de TV locais e compartilhadas no Twitter mostram que o avião pegou fogo após cair.
"É caótico o cenário", disse Jean Shen, diretor das autoridades da aviação civil à Reuters. "O corpo de bombeiros está apagando as chamas".
A TransAsia Airways é uma companhia aérea com sede em Taiwan, com uma frota de 23 aeronaves. A empresa realiza rotas domésticas, principalmente, mas tem alguns vôos para o Japão, Tailândia e Camboja - entre os seus destinos asiáticos.
A companhia aérea ainda não divulgou comunidado oficial sobre o ocorrido.
Com informações da ABC News, Reuters, AFP, AP e NDTV.