Avião da AirAsia pode ter sofrido explosão antes de queda

Autoridades resgataram uma das caixas-pretas da aeronave que caiu no Mar de Java no final de 2014

12 jan 2015 - 11h03
(atualizado às 11h07)
Militares indonésios carregam caixa-preta do voo 8501 da AirAsia na base aérea de Pangkalan Bun, após o equipamento ser retirado do mar e levado a terra
Militares indonésios carregam caixa-preta do voo 8501 da AirAsia na base aérea de Pangkalan Bun, após o equipamento ser retirado do mar e levado a terra
Foto: Achmad Ibrahim / AP

O avião da AirAsia que caiu no Mar de Java em 28 de dezembro, matando todas as 162 pessoas que estavam a abordo, pode ter explodido antes de sofrer a queda no Mar de Java, segundo o diretor da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Fransiskus Bambang Supriady. A informação é da agência de notícias Reuters. 

Publicidade

Mergulhadores indonésios conseguiram recuperar parte da caixa-preta com as gravações dos dados sobre o voo.

Os destroços, segundo o diretor, indicam que o avião provavelmente sofreu uma explosão antes de bater na água devido a uma mudança significativa na pressão do ar. Além da suspeita de que o lado esquerdo da aeronave tenha se desintegrado, pescadores da região onde o avião caiu, relataram ter ouvido uma explosão e em seguida fumaça acima da água.

O gravador de dados do voo da AirAsia foi levado para a cidade de Pangkalan Bun, no sul de Bórneu, onde foi estabelecida a base das pesquisas, e em seguida levado para Jacarta para passar por análise.  A leitura completa dos dados do aparelho pode levar até um mês.

A segunda caixa-preta, que contém o gravador de voz, está localizada a cerca de 20 metros de onde a primeira caixa-preta foi encontrada, mas os mergulhadores ainda não conseguiram chegar até ela. "O gravador de voz parece estar sob um das asas, que é bem pesada, então vamos usar bolsas de ar para levantá-la. Isso será feito até amanhã", disse Soelistyo.

Publicidade

As informações das caixas-pretas são cruciais para que os investigadores possam entender a sequência de eventos que levaram o avião a mergulhar no mar.

Os especialistas poderão levar até um mês para fazer a leitura completa dos dados da caixa-preta
Foto: Adek Berry / AP

O voo QZ8501 sumiu dos radares cerca de uma hora depois de decolar do aeroporto internacional de Juanda, em Surabaia, na Indonésia, no último dia 28 de dezembro. O avião desapareceu logo após o comandante solicitar permissão para subir da altitude de 32 mil para 38 mil pés, com o objetivo de desviar de nuvens densas.

Quarenta e oito corpos foram recuperados do mar de Java e levados para Surabaya para identificação. Pesquisadores acreditam que mais cadáveres estejam na fuselagem do avião.

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações