Ban Ki-moon lamenta mortes no Afeganistão e oferece ajuda

4 mai 2014 - 01h14
(atualizado às 01h26)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, transferiu neste sábado suas condolências ao Afeganistão pela morte de mais de 2 mil pessoas em um deslizamento de terras no noroeste do país e ofereceu a ajuda das Nações Unidas para proteger as regiões com risco de catástrofes.

Em um comunicado apresentado por seu porta-voz, Ban se declarou "profundamente entristecido" com a catástrofe registrada no país asiático, um dos piores desastres naturais de sua história.

Publicidade

"O secretário-geral transfere suas sinceras condolências ao povo e ao governo do Afeganistão, especialmente para aqueles que perderam parentes, amigos e casas neste desastre", assinalava a nota.

No comunicado, Ban apontou que as agências da ONU e seus parceiros humanitários já estão apoiando às autoridades e prontas para "coordenar esforços para melhorar a proteção das comunidades em risco de desastres naturais".

As autoridades dão por mortas pelo menos 2 mil pessoas no deslizamento de terra registrado ontem, enquanto as equipes de resgate seguem seus trabalhos com poucas esperanças de encontrar sobreviventes.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações