Ban Ki-moon pede apoio internacional para vítimas do tufão Haiyan

10 nov 2013 - 22h50
(atualizado em 11/11/2013 às 02h20)
Imagens aéreas mostram destruição de galpão nas Filipinas
Imagens aéreas mostram destruição de galpão nas Filipinas
Foto: AP

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon pediu neste domingo à comunidade internacional que continue mostrando sua solidariedade ao povo filipino, depois da passagem do furacão Haiyan. Ban está "extremamente preocupado" com as consequências do furacão, um dos maiores a tocar terra, e que afetou cerca de 9,5 milhões de pessoas, segundo comunicado de seu porta-voz.

O secretário-geral está em contato com as autoridades filipinas, às quais ofereceu o apoio da organização, que junto com seus parceiros humanitários está aumentando as operações de ajuda aos afetados.

Publicidade

Ban destacou que, como muitas regiões são de difícil acesso porque estradas, pontes e aeroportos foram destruídos ou estão bloqueados com destroços, a ajuda de emergência está sendo distribuída por via aérea e estão sendo desdobradas equipes e especialistas em logística.

O secretário-geral agradeceu aos Estados-membros das Nações Unidas por sua rápida resposta no envio de ajuda material e equipes. O tufão poderia ter causado até dez mil mortos, enquanto a Unicef anunciou que até quatro milhões de crianças poderiam ter sido afetados de alguma maneira.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações