Busca por avião desaparecido leva a descoberta de naufrágio

MH370 desapareceu no ano passado na rota entre Kuala Lumpur e Pequim com 239 pessoas a bordo

14 mai 2015 - 06h11
(atualizado às 11h37)
As buscas pelo MH370 ocorrem numa área nove vezes maior que a região metropolitana de São Paulo
As buscas pelo MH370 ocorrem numa área nove vezes maior que a região metropolitana de São Paulo
Foto: Reuters

A busca pelo avião do voo MH370, da Malaysia Airlines, ainda não atingiu seu objetivo, mas levou a uma outra descoberta: um naufrágio no sul do oceano Índico. Peter Foley, que lidera as equipes de buscas, diz que ter encontrado a embarcação foi "fascinante... Mas não é o que estamos procurando".

O MH370 desapareceu no ano passado na rota entre Kuala Lumpur, capital da Malásia, e Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo. Não há rastros dele desde então nem qualquer explicação para o sumiço.

Publicidade

As equipes de busca vêm se concentrando em uma área de 60 mil quilômetros quadrados na costa ocidental da Austrália, onde acredita-se que a aeronave tenha caído.

Decepção

O naufrágio foi encontrado quando um sonar detectou uma série de objetos a quase 4 km de profundidade. Autoridades suspeitavam que não se tratava dos restos do avião, mas enviaram uma câmera submarina para investigar.

Encontraram um navio de carga do século 19, disse Michael McCarthy, arquéologo do Museu Marítimo do Leste Australiano. "Sabemos de várias histórias de navios que afundaram no Oceano Índico; mas só dá para saber ao certo se você tiver uma lista completa dos navios que sumiram", disse ele à agência de notícias AP.

Publicidade

No mês passado, autoridades haviam informado que a área de busca seria redobrada de tamanho se nada fosse encontrado na atual. "Obviamente, ficamos desapontados", disse Foley. "Mas isso demonstrou que nossos sistemas, pessoal e equipamentos estão funcionando bem. Se houver destroços nesta área de busca, os encontraremos."

Avião dá rasante em rio e quase atinge barco com pescadores
Video Player
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se