Copiloto perde controle de avião por se distrair em tablet

O piloto estava dormindo durante viagem entre Mumbai e Bruxelas

18 set 2014 - 11h03
(atualizado às 11h05)
<p>Aeronave que ia para a Bélgica teria feito uma descida sem controle por mais de mil metros (foto ilustrativa)</p>
Aeronave que ia para a Bélgica teria feito uma descida sem controle por mais de mil metros (foto ilustrativa)
Foto: Hamish Blair / Getty Images

Uma aeronave da companhia Jet Airways que transportava 280 pessoas entre Mumbai, Índia, e Bruxelas, na Bélgica, desceu mais de 1.524 metros no espaço aéreo da Turquia, após a copiloto, supostamente, ter se distraído com um tablet e não perceber que havia perdido o controle do avião. O piloto estava dormindo quando o incidente aconteceu. As informações são do Daily Mail.

O fato ocorreu em agosto e está sendo investigado pela Diretoria Geral da Aviação Civil da Índia (DGCA). Segundo os responsáveis pela averiguação, o Boeing 777-300 saiu de sua rota permitida, gerando um alerta nos radares da Turquia, pois estavam a uma altura onde também circulava outra aeronave comercial. “Este parece ser um caso sério de negligência da parte do copiloto”, disse um dos responsáveis pela investigação.

Publicidade

Ao perceber a presença estranha da aeronave, o controle de tráfico aéreo em Ankara enviou um pedido para que o Boeing subisse a 32 mil pés. Após a mensagem, a mulher acordou o piloto e alertou sobre o incidente.

Quando pousaram em seu destino, porém, a tripulação não relatou o problema para a DGCA. Os oficiais só ficaram sabendo por uma denúncia anônima, dizendo que a descida havia sido sem controle.

A investigação busca saber se o piloto estava dormindo em um momento permitido, além de outros detalhes que possam explicar o que realmente aconteceu. 

O que a aviação aprende com os acidentes aéreos

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se