Coreia do Norte defende seu "direito" de lançar projéteis

Pyongyang realiza testes com vários projéteis de curto alcance em direção ao Mar do Japão

6 jul 2014 - 02h13
(atualizado às 02h16)
Após vários meses de relativa calma, Pyongyang disparou vários projéteis de curto alcance no Mar do Leste
Após vários meses de relativa calma, Pyongyang disparou vários projéteis de curto alcance no Mar do Leste
Foto: Ahn Young-joon / AP

O regime norte-coreano defendeu neste domingo os recentes lançamentos de projéteis realizados de sua costa sudeste como um exercício de seus "direitos soberanos e autônomos" e acusou os Estados Unidos de serem o principal "instigador" da tensão na região.

Em um editorial do Rodong, o jornal do Partido dos Trabalhadores, o regime de Kim Jong-un explicou que os lançamentos "constituíram um evento ordinário que aconteceu em nossas águas territoriais e um exercício dos direitos soberanos e autônomos da nação".

Publicidade

Após meses de relativa calma na península coreana, desde o dia 26 de junho Pyongyang realiza testes com vários projéteis de curto alcance em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão).

No dia 30 de junho o próprio Rodong mostrou em sua fachada uma imagem de Kim Jong-un contemplando pessoalmente o lançamento de prova de um novo míssil tático teleguiado.

Acredita-se que o resto dos projéteis lançados foram foguetes KN-09 de 300 milímetros com 190 quilômetros de alcance e dois mísseis de curto alcance que usavam tecnologia Scud e tinham uma categoria de 500 quilômetros.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações