O departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou neste sábado a libertação de dois cidadãos americanos que estavam detidos na Coreia do Norte.
"O departamento de Estado se congratula pela libertação dos cidadãos americanos Kenneth Bae e Matthew Todd Miller na República Democrática Pópular da Coreia do Norte, onde estiveram detidos durante dois anos e sete meses, respectivamente", afirma um comunicado.
Essa libertação acontece duas semanas depois que Pyongyang libertou o também americano Heffrey Fowle, de 56 anos, que foi preso em abril passado depois de supostamente esquecer uma bíblia no banheiro de uma boate.
Kenneth Bae, um missionário americano, cumpriu dois anos de prisão nesta semana. Com 42 anos, estava doente e sentenciado a 15 anos de trabalhos forçados.
Matthew Miller, de 24 anos, foi condenado a seis anos pela Suprema Corte da Coreia do Norte depois de ser detido por supostamente rasgar seu visto e pedir asilo.
Washington condenou a atitude de Pyongyang em relação a estas prisões, afirmando que os americanos estavam detidos como reféns políticos para obter concessões diplomáticas.
Um oficial do departamento de Estado acrescentou que nenhuma concessão foi feita em troca da libertação dos dois americanos.