Coreia: todos tripulantes de navegação de balsa são detidos

Até o momento, 187 corpos já foram recuperados, e ainda há 115 pessoas desaparecidas

26 abr 2014 - 02h15
(atualizado às 02h59)

Um dos procuradores sul-coreanos investigando o naufrágio da balsa Sewol há dez dias na costa do país afirmou que quatro novos tripulantes foram detidos provisoriamente neste sábado por conta do incidente, de acordo com informações da agência AP. Dessa forma, todos os 15 membros da tripulação envolvidos com a navegação, incluindo o capitão, se encontram sob custódia.

Todos são acusados de negligência e falha em ajudar os passageiros durante o naufrágio, que aconteceu no último dia 16. O capitão, Lee Joon-seok, incialmente disse aos passageiros para permanecerem em suas cabinas, e demorou mais de 30 minutos para dar a ordem de evacuação, quando muitas pessoas já não tinham mais condições para sair.

Publicidade

A presidente da Coreia do sul, Park Geun-hye, chegou a chamar de “ato de assassinato” a atuação do capitão, que além da demora em emitir o alerta, abandonou o Sewol naufragando, deixando os passageiros para trás.

Os demais sete membros da tripulação que não foram detidos ou presos tinham funções não relacionadas com a navegação da balsa, como cozinheiro ou comissário de bordo, afirmou o procurador.

Até o momento, foram recuperados 187 corpos da balsa, e 115 pessoas permanecem desaparecidas. Dos 476 passageiros, 325 eram alunos de 16 e 17 anos de um instituto de Ansan, na periferia de Seul.

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações