A missão espacial da Índia que alcançou a órbita de Marte nesta quarta-feira custou menos do que um filme de Hollywood, de acordo com informações do The New York Times. A expedição ao Planeta Vermelho custou aos cofres indianos US$ 74 milhões, menos do que o filme "Gravidade", estrelado por Sandra Bullock e George Clooney em papéis de astronautas. A produção teve orçamente de cerca de US$ 100 milhões.
Além de realizar o feito antes de rivais continentais como China e Japão, essa foi a primeira nave indiana lançada ao Planeta Vermelho, o que tornou o país asiático o primeiro a atingir o feito em sua primeira tentativa.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, saudou o evento “como um símbolo brilhante do que somos capazes como uma nação”. “Quando você tenta fazer algo que não tenha sido tentado antes, é um salto para o desconhecido. E o espaço é de fato o maior desconhecido lá fora", completou.
Crianças em todo o país foram convidadas a ir às escolas por volta das 6h45 desta quarta-feira, bem antes do horário habitual, para acompanharem o evento histórico pela televisão estatal.
O objetivo da missão era provar que a Índia poderia ter sucesso em um empreendimento altamente técnico, além de bater a China na corrida espacial na órbita de Marte.
De 51 tentativas para alcançar a órbita de Marte, somente 21 tiveram êxito. Tentativas chinesas e japonesas falharam em 2012 e 1999, respectivamente.