Filipina vê morte de pais sob escombros em cidade atingida por tufão

15 nov 2013 - 13h03
(atualizado às 13h40)
Elfie Batista, de 19 anos, é uma das sobreviventes na cidade de Guiuan, a primeira a ser atingida na passagem do tufão Haiyan
Elfie Batista, de 19 anos, é uma das sobreviventes na cidade de Guiuan, a primeira a ser atingida na passagem do tufão Haiyan
Foto: BBC News Brasil

Elfie Batista, de 19 anos, é uma das sobreviventes do tufão Haiyan em Guiuan, a primeira cidade a ser atingida pela tempestade, há uma semana.Ela ficou presa sob os escombros da casa onde estava com a família e viu os pais morrerem ao seu lado.Somente na quinta-feira ela e o irmão de 13 anos, que também sobreviveu, conseguiram enterrá-los. Histórias como essa são relatadas em profusão na cidade.

Maria foi uma das primeiras mães a perder um filho com a passagem do tufão. Ela havia chegado na cidade no dia anterior, para visitar os pais, acompanhada do filho Jake, de 2 anos. Durante a tempestade, o avô tentou proteger o neto, mas foi atingido por um pedaço de madeira e acabou soltando o menino, que se afogou. Após uma semana, os sobreviventes ainda esperam ajuda.

Publicidade

A cidade está numa das áreas mais remotas das Filipinas, e o acesso ficou ainda mais difícil com a destruição provocada pelo tufão. As filas para água, comida ou combustível vão aumentando de tamanho. A escassez também vem levando muitos a saquear o pouco que sobrou em lojas e supermercados.

Foto: AFP

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações