Policiais filipinos que participam de operações de socorro e ajuda nas regiões devastadas pelo tufão Haiyan foram proibidos de tirar fotos de si mesmos, chamadas “selfies”, e postarem em redes sociais, de acordo com informações da agência AFP.
Lina Sarmiento, chefe da seção de relações com a comunidade, afirmou que a polícia tomou essa medida depois de ficar sabendo de vários casos de oficiais postando fotos de áreas devastadas na internet.
“Eu acho que isso (selfies) é ser insensível. Pessoas lá estão sofrendo com os efeitos do tufão, perdendo suas casas e parentes, e ainda assim eles (policiais) estão posando para fotos como se isso fosse algo agradável”, afirmou Sarmiento.
O tufão Haiyan atingiu as Filipinas no início de novembro, devastando inúmeras cidades e deixando mais de 7,5 mil mortos ou desaparecidos. Centenas de policiais foram enviados da capital Manila para locais atingidos pelo tufão para ajudar a restaurar a ordem e evitar saques, uma vez que muitos oficiais estavam entre as vítimas do Haiyan.