Filipinas: sobe para 3,6 mil o número de mortos pelo tufão Haiyan

17 nov 2013 - 01h48
(atualizado às 01h49)

As autoridades das Filipinas aumentaram neste domingo para 3.681 o número de mortos por causa do tufão Haiyan, enquanto a ajuda começa a chegar às áreas mais remotas assoladas pelo desastre nas províncias centrais do país.

As Nações Unidas e o governo filipino preveem que o número de vítimas suba nos próximos dias quando os corpos sejam retirados de entre os escombros e das casas derruídas.

Publicidade

Segundo o último relatório do Conselho Nacional de Gestão Redução de Risco de Desastres, há mais de 10 milhões de afetados, enquanto o número de feridos chega a 12.544 e o de desaparecidos a 1.186 após o tufão que passou pelo arquipélago no dia 8 de novembro.

Mais de 3,9 milhões de pessoas foram deslocadas pelo Haiyan, das quais apenas 348.870 estão em centros de evacuação, enquanto as casas destruídas foram 543.127.

Na cidade de Tacloban, uma das mais afetadas, o vereador Tecson John Lim disse que foram recuperados até o momento 802 corpos, dos quais 535 foram depositados em bolsas e 392 enterrados em uma vala comum.

Com a chegada da ajuda internacional os últimos dias, as vítimas começaram a receber provisões e atendimento médico no meio da devastação do desastre.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações