Foto mostra capitão sul-coreano abandonando balsa naufragada

Imagens reveladas nesta segunda-feira mostram o momento em que o capitão abandona o barco que afundou deixando mais de 300 mortos ou desaparecidos

28 abr 2014 - 09h29
(atualizado às 12h44)
Imagem mostra momento em que capitão abandona o barco que naufraga na Coreia do Sul
Imagem mostra momento em que capitão abandona o barco que naufraga na Coreia do Sul
Foto: EFE

A Guarda Costeira da Coreia do Sul publicou hoje imagens do momento em que o capitão da balsa que naufragou na costa do país, Lee Joon-seok, abandona a embarcação que estava afundando. O navio naufragou no dia 16 de abril com 475 pessoas a bordo. As informações são do Business Insider e agência EFE.

Lee, que estava usando blusa presa e sunga, pode ser visto saltando da balsa inclinada para um barco de resgate. A presidente do país comparou seu ato a homicídio. Ele está respondendo a cinco acusações, incluindo negligência e violação ao direito marítimo, e foi detido no dia 18 de abril.

Publicidade

Lee Joon-seok, de 69 anos, pediu ajuda por rádio ao serviço de emergência ao detectar que o navio estava se inclinando, segundo a transcrição divulgada pelas autoridades da Coreia do Sul.

Vídeo mostra momento em que capitão abandona balsa que afundava
Video Player

Durante os 40 minutos seguintes, o capitão contactou por até onze vezes a torre de controle, mas foi só após às 9h30 (hora local), com a embarcação já tombada em 45 graus, que ele ordenou aos passageiros irem para o exterior da embarcação.

Inicialmente, o capitão tinha solicitado que os passageiros ficassem em seus assentos.

Das 475 pessoas que estavam a bordo, incluindo mais de 300 estudantes do ensino médio, 174 foram resgatadas com vida. Um dos sobreviventes, o vice-diretor da escola onde a maioria dos alunos estudava, ao sul de Seul, foi encontrado morto; ele teria se suicidado. 

Publicidade

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações