Fuselagem de avião da AirAsia será retirada do mar

Segundo oficial, operação deve ser realizada 'em breve'

16 jan 2015 - 20h39
Autoridade indonésia observa gravador do cockpit do voo QZ8501 da Air Asia durante entrevista coletiva em Jacarta. 13/01/2015
Autoridade indonésia observa gravador do cockpit do voo QZ8501 da Air Asia durante entrevista coletiva em Jacarta. 13/01/2015
Foto: Pius Erlangga / Reuters

A fuselagem do avião da Air Asia, que caiu no Mar de Java no dia 28 de dezembro, será retirada do mar "em breve", informou o chefe da agência de operações de busca e resgate, Henry Bambang Soelistyo nesta sexta-feira (16).

Segundo ele, as equipes conseguiram visualizar parte da aeronave, mesmo com as fortes correntes e a presença constante do mau tempo. Ainda de acordo com Soelistyo, a parte individualizada pode ser correspondente à cabine, um motor do Airbus320 e algumas poltronas. Ele não informou a data de início da operação, mas disse que será "em breve".

Publicidade
Segunda caixa-preta de avião da AirAsia é recuperada
Video Player

O chefe da agência explicou que a retirada da fuselagem do mar será efetuada pelo fracasso do exame subaquático dos destroços do avião. A estrutura deve ser levantada por bóias flutuantes ou por gruas instaladas em navios rebocadores. Soelistyo informou ainda que mais um corpo foi encontrado e retirado do mar, aumentando assim para 51 o número de vítimas que serão sepultadas. As equipes de resgate não descartam que cadáveres possam estar na grande parte da fuselagem encontrada.

O vôo QZ8501 decolou da cidade de Surabaia, na Indonésia com destino a Cingapura, mas caiu 40 minutos após a partida. A aeronave transportava 162 pessoas sendo que 155 eran indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cidadão de Cingapura.

Fonte: ANSA Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações