As fortes correntes impediram nesta quinta-feira o resgate da cauda e a busca de outros pedaços do avião AirAsia, que caiu em 28 de dezembro com 162 pessoas a bordo, atrasando ainda mais a busca das caixas-pretas.
No 12º dia de buscas para recuperar partes do avião, que desapareceu das telas dos radares pouco depois de decolar da cidade indonésia de Surabaya rumo a Cingapura, a operação se viu interrompida novamente pelas difíceis condições meteorológicas.
As autoridades indonésias anunciaram na quarta-feira ter encontrado a cauda do avião da AirAsia, o que significa um passo importante na busca pelas caixas-pretas para esclarecer as causas da queda da aeronave.
As caixas-pretas, que registram as informações do voo, geralmente se localizam na parte traseira do avião.
Apesar das operações de grande porte realizadas pela Indonésia com a ajuda de outros países, como França, Estados Unidos e Rússia, foram registrados até agora poucos avanços devido ao mau tempo e apenas 39 corpos foram recuperados.
Autoridades indonésias indicaram anteriormente que cinco grandes partes da aeronave haviam sido recolhidas, sem indicar quais.
As autoridades indonésias suspeitam que a AirAsia Indonesia, filial da companhia malaia AirAsia, guiou o avião por um corredor de voo sem autorização.
A companhia aérea perdeu na semana passada a autorização para utilizar o corredor Surabaya-Cingapura até a investigação ser concluída.