Uma autoridade do governo indonésio afirmou nesta segunda-feira que o Airbus A320-200 da AirAsia, desaparecido desde domingo, está provavemente no fundo do mar.
O chefe da agência que chefia as equipes de resgate, Bambang Soelistyo, disse que a hipótese se baseia nas coordenadas do jato no momento em que o contato com o controle de voo foi perdido.
O voo QZ8501 levava 162 pessoas da Indonésia para Cingapura quando um dos pilotos pediu autorização à torre de controle para mudar de rota, devido ao mau tempo. Desde então, a aeronave deixou de fazer contato.
Parentes tentam ligar para passageiros de voo desaparecido
Video Player
"Baseados nas coordenadas que nos foram passadas e na avaliação de que a posição estimada da queda foi no mar, a hipótese é a de que o avião está no fundo do mar", afirmou ele em uma entrevista em Jacarta.
Um porta-voz da Força Aérea indonésia afirmou ainda que "manchas de óleo foram encontradas nas áreas de busca", mas ainda não houve confirmação se o óleo seria do avião desaparecido ou deixado por embarcações que passaram pelo local.
As operações de busca, que haviam sido interrompidas no domingo devido ao mau tempo na região, foram retomadas na manhã desta segunda-feira no Mar de Java, entre as ilhas indonésias Belitung e Kalimantan.
Publicidade
Soelistyo afirmou que a Indonésia não possui os instrumentos necessários para retirar a aeronave do fundo do mar, caso a hipótese se confirme, mas disse esperar ajuda de outros países para a operação.
Oito aeronaves indonésias e embarcações de vários países estão participando das operações de buscas ao avião.
Mudança de rota
O Airbus A320-200 da AirAsia desapareceu na manhã de domingo quando viajava da Indonésia para Cingapura. A aeronave, que decolou às 6h20 de Surabaya, parou de fazer contato com a torre de controle no meio do percurso, estimado em duas horas.
O piloto do jato pediu permissão ao controle aéreo para mudar de rota devido ao mau tempo, segundo a companhia aérea. Ele teria pedido para elevar a altitude do voo para onze mil metros, segundo fontes locais. Logo depois o contato foi perdido, sem nenhum pedido de socorro.
Publicidade
A AirAsia é baseada na Malásia, o mesmo país da Malaysia Airlines, que protagonizou dois desastres aéresos neste ano – com os vôos MH370 e MH17. Até então, a AirAsia não havia perdido nenhum avião.
O vôo MH 370 desapareceu quando percorria o trecho entre Kuala Lumpur e Pequim em março. As 239 pessoas abordo e a aeronave nunca foram controntradas. O MH17 foi abatido por um míssil sobre a Ucrânia em julho, matando as 298 pessoas que estavam a bordo.
A AirAsia disse ainda que o avião transportava 155 passageiros, sendo 138 adultos, 16 crianças e um bebê. Também estavam a bordo dois pilotos e cinco tripulantes.
A maioria dos passageiros são indonésios, mas há também três pessoas da Coreia do Sul, uma da França, uma da Malasia, uma de Cingapura e uma do Reino Unido.
Seguranças do aeroporto de Surubaia (Indonésia) carregam parente desmaiada de um dos passageiros que estava a bordo do avião da AirAsia
Foto: Reuters
2 de 22
Familiares choram no aeroporto de Surubaia, na Indonésia, ao saber que destroços do avião da AirAsia foram encontrados no mar
Foto: Reuters
3 de 22
Pilotos militares da Indonésia trabalham em operação de busca após desaparecimento do avião da AirAsia
Foto: Darren Whiteside
4 de 22
Objetos encontrados no Mar de Java pertencem ao avião da AirAsia, que desapareceu no dia 28 de dezembro; corpos foram encontrados a 10 quilômetros do local em que houve a última comunicação com a aeronave
Foto: AP
5 de 22
Imagem da TV One mostra equipe de resgate próxima a um corpo no Mar de Java, local em que também foram localizados destroços do avião da AirAsia
Foto: AP/TV One
6 de 22
Membros da Força Aérea da Indonésia mostram mala e partes do avião da AirAsia que foram encontradas na Mar de Java
Foto: Dewi Nurcahyani
7 de 22
Parentes de vítimas do avião da AirAsia choram em aeroporto na Indonésia após autoridades confirmarem terem encontrado destroços no Mar de Java
Foto: AP
8 de 22
Parentes de passageiros que estavam no avião da AirAsia choram ao saber da notícia de que corpos foram encontrados no Mar de Java
Foto: AP
9 de 22
Após notícia de que corpos foram localizados no mar, parentes de passageiros do avião da AirAsia choram em aeroporto na Indonésia
Foto: Firdia Lisnawati
10 de 22
Familiar chora esperando informações sobre o avião desaparecido
Foto: AFP
11 de 22
Avião da AirAsia desapareceu sobre o mar de Java
Foto: AFP
12 de 22
Parentes de desaparecidos chegam ao aeroporto de Surabaia, em Java
Foto: AFP
13 de 22
Mulher mostra foto de familiares desaparecidos em avião na Ásia
Foto: Reuters
14 de 22
Parentes de vítimas sofrem à espera de informações
Foto: Reuters
15 de 22
Pessoas se reúnem no aeroporto de Surabaia
Foto: Reuters
16 de 22
Funcionário da AirAsia organiza parentes de pessoas desaparecidas que estavam no voo QZ-8501
Foto: Reuters
17 de 22
Jovens chegam ao aeroporto em busca de informações sobre o avião desaparecido
Foto: Reuters
18 de 22
Parentes de vítimas falam ao celular em busca de informações
Foto: Reuters
19 de 22
Familiares olham quadro com pessoas que embarcaram no avião desaparecido. A AirAsia informou que os passageiros eram 156 indonésios, três coreanos, um francês, um malaio e um cingapuriano
Foto: Reuters
20 de 22
A aeronave transportava 155 passageiros, incluindo 16 crianças e um bebê, e uma tripulação de dois pilotos, um mecânico e quatro comissários de bordo
Foto: Reuters
21 de 22
Avião do mesmo modelo do AirAsia que desapareceu na Insonésia
Foto: Laurent ERRERA
22 de 22
Airbus A-320 da companhia aérea AirAsia
Foto: Kentaro Lemoto
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.