O governo da Indonésia elevou nesta quinta-feira (27) o nível de alerta na região do vulcão Anak Krakatoa de dois para três, o penúltimo degrau em uma escala que vai até quatro.
Erupções na montanha provocaram um tsunami que matou pelo menos 430 pessoas nas ilhas de Java e Sumatra nesta semana. A ausência de alertas por parte das autoridades contribuiu para o elevado número de vítimas, já que as regiões costeiras foram pegas de surpresa.
A área de isolamento cobre agora um raio de cinco quilômetros a partir do vulcão, cuja erupção, na noite do último sábado (22), provocou um raro tsunami não gerado por terremotos.
O risco de novas ondas gigantes fez o governo pedir para a população manter uma distância de um quilômetro da costa no Estreito de Sunda, entre Java e Sumatra. Todos os voos que passam pelo vulcão foram desviados.
"Ainda há chances de deslizamentos, tanto abaixo do nível do mar como no nível do mar. Não sabemos exatamente porque ainda não fomos ao local", disse à "AP" o chefe do departamento de geologia do Ministério de Energia, Rudy Sunendar.
A Indonésia fica em uma região conhecida como "Círculo de Fogo do Pacífico" por causa de sua intensa atividade sísmica e vulcânica.