Indonésia pede ajuda aos EUA para encontrar avião desaparecido

29 dez 2014 - 20h53

A Indonésia pediu formalmente que os Estados Unidos ajudem a localizar a aeronave da AirAsia que transportava 162 pessoas e desapareceu no domingo, afirmou o Departamento de Estado norte-americano na segunda-feira. 

Soldados trabalham em mapa da Indonésia em busca por avião da AirAsia.  29/12/2014.
Soldados trabalham em mapa da Indonésia em busca por avião da AirAsia. 29/12/2014.
Foto: Joko Sulistyo / Reuters

"Hoje recebemos um pedido de assistência para localizar o avião, e estamos revisando o pedido para descobrir como melhor poderemos atender o pedido da Indonésia por ajuda", disse o porta-voz do Departamento de Estado Jeff Rathke em um pronunciamento à imprensa. 

Publicidade

O Departamento de Defesa dos EUA disse que os detalhes do pedido ainda estavam sendo coordenados, mas "poderia incluir algumas capacidades de detecção por ar, superfície, e por água".

"Continuamos prontos para ajudar de qualquer maneira possível", disse o porta-voz do Pentágono Mark Wright em nota. 

Rathke afirmou que o pedido da Indonésia foi feito via comunicado diplomático para a embaixada norte-americana em Jacarta. Ele se negou a dar mais detalhes sobre o pedido. 

"A nossa embaixada, é claro, está determinada em achar maneiras para responder. É claro, estamos em contato próximo com autoridades da Indonésia desde o desaparecimento do avião", acrescentou Rathke.

Publicidade

A Aeronave da Indonesia AirAsia, um Airbus A320-200, desapareceu depois que o piloto teve a permissão para mudar de faixa negada após enfrentar tempo complicado em um voo da cidade de Surabaya para Cingapura no domingo. 

O chefe da agência de busca e resgate da Indonésia disse mais cedo na segunda-feira que o avião desaparecido poderia estar no fundo do mar depois de ter supostamente caído na costa da Indonésia. 

(Reportagem de David Brunnstrom, Lesley Wroughton e Peter Cooney)

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações