Investigadores que averiguam a queda de um avião da AirAsia estão examinando os registros de manutenção de uma parte fundamental dos sistemas de controle automatizados e como os pilotos podem ter lidado com o avião, no caso de falha no computador, disseram duas pessoas familiarizada com o assunto.
Uma interrupção no funcionamento de dois computadores que operam comandos de voo, os Flight Augmentation Computers (FAC), não poderia ter causado diretamente o acidente, ocorrido em 28 de dezembro, dizem os especialistas, mas sem eles os pilotos teriam de contar com habilidades manuais de voo, que costumam ser muito exigentes durante uma súbita emergência no ar.
"Parece haver algo relacionado com os FAC", disse uma pessoa familiarizada com a investigação, acrescentando que estão buscando mais informações com o fabricante e a companhia aérea.
A Indonésia disse que o jato, um Airbus A320, subiu abruptamente de sua altura de cruzeiro e depois parou, ou perdeu altura, antes de despencar fora de controle no mar de Java, matando todas as 162 pessoas a bordo.
Uma segunda pessoa familiarizada com a apuração dos fatos afirmou que os investigadores estavam olhando para a forma como os pilotos lidaram com a cadeia de eventos que levou ao acidente. Nenhuma fonte quis se identificar porque os detalhes da investigação permanecem confidenciais.
O par de computadores que integra o Sistema FAC do A320 é o principal responsável pelo controle dos movimentos do leme e para ajudar a manter o avião estável, bem como detectar windshear (cortante do vento, ou seja, mudanças bruscas na velocidade ou direção do vento).
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A revista indonésia Tempo informou que houve uma série de problemas de manutenção com o sistema informatizado do leme daquela aeronave nos dias e meses antes da queda do voo QZ8501.
As fotos de destroços recuperados do mar de Java são de pouca valia para a avaliação de que o acidente tenha sido causado por problemas com o leme.
No entanto, depois de analisar parcialmente os dados das “caixas-pretas” com os gravadores de voz e de dados de voo, os investigadores estão ampliando seu foco de interesse para os computadores FAC, disseram as duas pessoas familiarizadas com a apuração das causas do desastre.
Um problema com o sistema poderia ajudar a explicar outro elemento-chave do acidente: por que o jato não se corrigiu automaticamente antes de estancar, mesmo que acidentalmente a tripulação tenha provocado isso.
Os jatos Airbus são projetados com um sistema de proteção que impede o piloto de adotar comandos de voo que forcem a aeronave a exceder seus limites, o que torna praticamente impossível levar o avião para fora dos limites do projeto de segurança quando operando em modo de voo normal.
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Mas, quando os computadores são incapazes de realizar suas tarefas, o controle é automaticamente entregue aos pilotos, que devem voar manualmente, no chamado modo "alternativo".
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Seguranças do aeroporto de Surubaia (Indonésia) carregam parente desmaiada de um dos passageiros que estava a bordo do avião da AirAsia
Foto: Reuters
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Familiares choram no aeroporto de Surubaia, na Indonésia, ao saber que destroços do avião da AirAsia foram encontrados no mar
Foto: Reuters
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Pilotos militares da Indonésia trabalham em operação de busca após desaparecimento do avião da AirAsia
Foto: Darren Whiteside
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Objetos encontrados no Mar de Java pertencem ao avião da AirAsia, que desapareceu no dia 28 de dezembro; corpos foram encontrados a 10 quilômetros do local em que houve a última comunicação com a aeronave
Foto: AP
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Imagem da TV One mostra equipe de resgate próxima a um corpo no Mar de Java, local em que também foram localizados destroços do avião da AirAsia
Foto: AP/TV One
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Membros da Força Aérea da Indonésia mostram mala e partes do avião da AirAsia que foram encontradas na Mar de Java
Foto: Dewi Nurcahyani
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Parentes de vítimas do avião da AirAsia choram em aeroporto na Indonésia após autoridades confirmarem terem encontrado destroços no Mar de Java
Foto: AP
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Parentes de passageiros que estavam no avião da AirAsia choram ao saber da notícia de que corpos foram encontrados no Mar de Java
Foto: AP
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Após notícia de que corpos foram localizados no mar, parentes de passageiros do avião da AirAsia choram em aeroporto na Indonésia
Foto: Firdia Lisnawati
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Familiar chora esperando informações sobre o avião desaparecido
Foto: AFP
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Avião da AirAsia desapareceu sobre o mar de Java
Foto: AFP
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Parentes de desaparecidos chegam ao aeroporto de Surabaia, em Java
Foto: AFP
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Mulher mostra foto de familiares desaparecidos em avião na Ásia
Foto: Reuters
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Parentes de vítimas sofrem à espera de informações
Foto: Reuters
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Pessoas se reúnem no aeroporto de Surabaia
Foto: Reuters
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Funcionário da AirAsia organiza parentes de pessoas desaparecidas que estavam no voo QZ-8501
Foto: Reuters
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Jovens chegam ao aeroporto em busca de informações sobre o avião desaparecido
Foto: Reuters
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Parentes de vítimas falam ao celular em busca de informações
Foto: Reuters
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Familiares olham quadro com pessoas que embarcaram no avião desaparecido. A AirAsia informou que os passageiros eram 156 indonésios, três coreanos, um francês, um malaio e um cingapuriano
Foto: Reuters
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A aeronave transportava 155 passageiros, incluindo 16 crianças e um bebê, e uma tripulação de dois pilotos, um mecânico e quatro comissários de bordo
Foto: Reuters
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Avião do mesmo modelo do AirAsia que desapareceu na Insonésia
Foto: Laurent ERRERA
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Airbus A-320 da companhia aérea AirAsia
Foto: Kentaro Lemoto
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