Dezenas de insurgentes morreram neste domingo de manhã (no horário local) em ataques lançados pela Força Aérea paquistanesa contra posições rebeldes no noroeste do país, disseram fontes de segurança.
Os ataques foram lançados contra a montanhosa área de Dehgan, cerca de 25 quilômetros ao oeste de Miranshah, a principal cidade do distrito tribal do Waziristão Norte e um importante reduto dos militantes ligados aos talibãs e à rede Al-Qaeda, na fronteira com o Afeganistão.
As operações foram realizadas à noite em uma região inóspita. "Os bombardeios foram realizados com base em informações confirmadas que apontavam a presença de uzbeques e de outros rebeldes na região", justificou uma autoridade consultada pela AFP.
O número de insurgentes mortos não foi divulgado, mas uma fonte de segurança disse à AFP que "dezenas de insurgentes morreram", e "oito abrigos foram destruídos". Outra autoridade dos serviços de Informação em Miranshah afirmou que combatentes uzbeques estavam em suas fileiras.
Essas operações acontecem uma semana depois de um ataque contra o aeroporto de Karachi (sul), o mais importante do país, que deixou 38 mortos. Os talibãs paquistaneses e o Movimento Islâmico do Uzbequistão anunciaram que combatentes uzbeques participaram desse ataque.