Japão: 2ª maior companhia aérea do país sofre ataque cibernético e voos sofrem atrasos

A Japan Airlines registrou atrasos em voos domésticos e internacionais e suspendeu a venda de passagens com partidas ainda nesta quinta, 26

26 dez 2024 - 08h22
2ª maior companhia aérea do Japão sofre ataque cibernético e voos sofrem atrasos
2ª maior companhia aérea do Japão sofre ataque cibernético e voos sofrem atrasos
Foto: Getty Images

A Japan Airlines (JAL) informou que foi vítima de um ciberataque, na manhã desta quinta-feira, 26 (horário local). O ataque não resultou em "nenhum vazamento de dados dos clientes" ou vírus no sistema da empresa. Além dos atrasos registrados em voos domésticos e internacionais, a companhia aérea também suspendeu a venda de passagens com partidas ainda para esta quinta, mas o serviço já foi retomado.

A Japan Airlines informou sobre a situação em um comunicado. Segundo a empresa, desde às 7h24, do dia 26, horário local (19h24, do dia 25, pelo horário de Brasília) "houve uma interrupção no sistema de rede que conecta sistemas internos e externos", o que resultou no "mau funcionamento nos sistemas de comunicação".

Publicidade
2ª maior companhia aérea do Japão sofre ataque cibernético e voos sofrem atrasos
Foto: Getty Images

Quase duas horas depois, às 8h56, a companhia aérea identificou e isolou "temporariamente o dispositivo para troca de dados entre redes que estava causando a interrupção".

Mas à AFP, um porta-voz da Japan Airlines disse que já era possível confirmar que os problemas foram causados por conta de um "ciberataque e que estamos resolvendo a situação". Ele informou também que "há a possibilidade de ocorrerem atrasos e cancelamentos", mas que a companhia aérea ainda não pode fornecer mais detalhes.

A companhia aérea só confirmou o ciberataque às 14h, informando que nem houve vazamento de dados dos clientes da empresa nem que vírus foram encontrados no sistema.

A Japan Airlines (JAL), a segunda maior companhia aérea japonesa depois da All Nippon Airways (ANA), é a mais recente empresa no Japão a sofrer um ataque cibernético. /Com informações da AFP

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se