A Japan Airlines (JAL) informou que foi vítima de um ciberataque, na manhã desta quinta-feira, 26 (horário local). O ataque não resultou em "nenhum vazamento de dados dos clientes" ou vírus no sistema da empresa. Além dos atrasos registrados em voos domésticos e internacionais, a companhia aérea também suspendeu a venda de passagens com partidas ainda para esta quinta, mas o serviço já foi retomado.
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A Japan Airlines informou sobre a situação em um comunicado. Segundo a empresa, desde às 7h24, do dia 26, horário local (19h24, do dia 25, pelo horário de Brasília) "houve uma interrupção no sistema de rede que conecta sistemas internos e externos", o que resultou no "mau funcionamento nos sistemas de comunicação".
Quase duas horas depois, às 8h56, a companhia aérea identificou e isolou "temporariamente o dispositivo para troca de dados entre redes que estava causando a interrupção".
?Network failure in progress as of 10:00AM?
We identified and addressed the cause of the issue. We are checking the system recovery status. Sales for both domestic and international flights departing today have been suspended. We apologize for any inconvenience caused.
— JAL Flight Info (@JALFlightInfo_e) December 26, 2024
Mas à AFP, um porta-voz da Japan Airlines disse que já era possível confirmar que os problemas foram causados por conta de um "ciberataque e que estamos resolvendo a situação". Ele informou também que "há a possibilidade de ocorrerem atrasos e cancelamentos", mas que a companhia aérea ainda não pode fornecer mais detalhes.
A companhia aérea só confirmou o ciberataque às 14h, informando que nem houve vazamento de dados dos clientes da empresa nem que vírus foram encontrados no sistema.
?Network failure in progress as of 2:00 PM?
We have identified the cause and scope of the malfunction, and the system has been restored. The issue was due to a large data attack and did not result in any customer data leaks or virus infections.
— JAL Flight Info (@JALFlightInfo_e) December 26, 2024
A Japan Airlines (JAL), a segunda maior companhia aérea japonesa depois da All Nippon Airways (ANA), é a mais recente empresa no Japão a sofrer um ataque cibernético. /Com informações da AFP