As companhias aéreas que operam no sul do Japão cancelaram neste sábado cerca de 400 voos nacionais e internacionais devido à chegada do poderoso tufão Halong, que provocará fortes ventos, chuvas e ressaca.
O Halong chegará hoje ao sul de Kyushu, a segunda ilha mais populosa do país, e posteriormente se deslocará para o leste e alcançará a ilha de Shikoku e a região de Chugoku, segundo a Agência Meteorológica Japonesa.
As previsões de chuvas intensas e de ventos de quase 200 km/h obrigaram companhias aéreas, como a Japan Airlines e a All Nippon Airways (ANA), a cancelar vários voos nos aeroportos dessas regiões, o que afetará milhares de passageiros no começo do período de férias.
Às 11h locais (23h de Brasília da sexta-feira), o Halong se encontrava a cerca de 250 quilômetros ao sudeste do cabo Ashizuri, na Prefeitura de Kochi, no sul do país, e se deslocava rumo ao nordeste com ventos de até 198 km/h em seu núcleo.
O fenômeno meteorológico deve trazer chuvas de até 700 milímetros em Shikoku e entre 600 e 300 milímetros em Kyushu durante o dia de hoje.
Além disso, os fortes ventos produzirão ondas de até 12 metros de altura, segundo a Agência Meteorológica japonesa.