O líder norte-coreano, Kim Jong-un, dirigiu pessoalmente o último lançamento de um míssil balístico no Mar do Japão, que apontava para uma localização onde se encontravam tropas dos Estados Unidos, anunciou hoje a agência estatal norte-coreana KCNA.
O projétil de curto alcance foi disparado às 21h40 do sábado, no litoral oeste da Coreia do Norte a cerca de 100 quilômetros da fronteira que separa as duas Coreias, segundo dados do Ministério da Defesa sul-coreano.
O líder norte-coreano "examinou o plano de lançamento traçado em consideração da localização presente das forças imperialistas agressoras dos EUA na Coreia do Sul", assinalou em comunicado a KCNA.
O teste foi feito "dentro de um simulacro de batalha para atacar e destruir o inimigo", acrescentou a nota da agência, que também distribuiu fotos nas quais pode ver-se um suposto foguete subindo no horizonte enquanto Kim Jong-un o contempla de longe.
A agência norte-coreana destacou que o lançamento aconteceu um dia antes do 61º aniversário do armistício que pôs fim à Guerra da Coreia.