O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un - que sofre de obesidade -, estaria se recuperando de uma cirurgia após fraturar os dois tornozelos, devido ao seu peso excessivo. Esse seria o real motivo de sua ausência em eventos recentes. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, pelo Daily Mail e pela agência ANSA Brasil.
Segundo as publicações, Kim foi submetido a uma operação nos dois tornozelos em meados de setembro e ainda estaria internado no hospital Bonghwa. Uma fonte da ANSA disse que o líder sofreu uma fratura em junho, no tornozelo direito. Por não ter sido bem tratada, logo a fratura se agravou e prejudicou o tornozelo esquerdo.
As informações ainda não foram confirmadas pelo governo norte-coreano e nem pelo hospital. "Houve um aumento acentuado no número de funcionários de elite que visitam a enfermaria", disse a fonte do Daily Mail. Além disso, o carro oficial de Kim não deixou a cidade nas últimas semanas.
Kim Jong-un enfrenta sobrepeso, além de sofrer de gota e diabetes. Aos 31 anos, Kim é líder da Coreia do Norte desde dezembro de 2011. O país, ao contrário do mandatário, é marcado pela desnutrição e pela fome. Kim é viciado em queijo suíço, vinhos e vive rodeado de banquetes.