Um jovem agente dos serviços de inteligência libaneses morreu após evitar um atentado contra um bar na periferia de Beirute lotado de torcedores que a companhavam a partida entre Brasil e Camarões pela Copa do Mundo. A explosão de um carro-bomba deixou outra pessoa morta e 13 feridos.
O agente Abdel Hodroj Karim, de 20 anos, e seu colega Ali Jaber saíam do trabalho na segunda-feira quando viram um veículo branco, que se dirigia em direção ao bar localizado no bairro xiita de Chiyah, no sul de Beirute, contou à AFP um oficial da Segurança Nacional.
"O carro parou no meio da rua e um homem saiu. Hodroj e Jaber o interceptaram e perguntaram o que ele estava fazendo. O homem disse que tinha quebrado a chave e que o carro não poderia andar, acrescentou.
A resposta pareceu estranha, em um país que sofre numerosos ataques com carros-bomba e com histórico de ataques no sul de Beirute, reduto do movimento xiita Hezbollah.
Neste momento, Jaber se dirigiu a um quartel militar do outro lado da rua, enquanto Abdel Karim vigiava o suspeito para impedir sua fuga.
"Neste exato momento o carro explodiu", matando Abdel Karim, relatou o oficial. O motorista do carro branco também morreu no local.
Treze pessoas ficaram feridas, incluindo Ali Jaber, que estava a 30 metros do veículo.
A explosão ocorreu às 00H00 (21H00 GMT segunda-feira).
Bairro xiita Em Chiyah, os moradores ainda estão chateados, eo pai do inspetor morto, Fadel, recebe condolências.
Um fotógrafo da AFP no local viu carros em chamas e grandes danos materiais.
A explosão aconteceu por volta da meia-noite (18h00 desta segunda em Brasília).
No bairro de Chiyah, os habitantes estão trastornados, e o pai do agente morto, Fadel, recebe as condolências.