Um voo da empresa aérea Malaysia Airlines, que transportava pelo menos 227 passageiros (sendo 2 crianças) e 12 membros da tripulação com destino a Pequim, perdeu o contato com o controle de tráfego aéreo depois de deixar a capital da Malásia, Kuala Lumpur, comunicou a empresa nesta sexta-feira. O voo deveria chegar à China às 19h30 (horário do Brasil).
A companhia aérea disse que recebeu um comunicado que o voo MH370 teria desaparecido no sábado às 2h40 hora local (aproximadamente 15h desta sexta-feira no Brasil), duas horas depois de deixar o aeroporto da Malásia.
O avião, um Boeing 777-200, deixou Kuala Lumpur logo depois da meia-noite de sábado, deveria chegar a Pequim às 6h30 hora local (19h30 no Brasil). A aeronave teria desaparecido do radar no espaço aéreo controlado pelo Vietnã, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua.
Segundo informações da AFP, a Malaysia Airlines está trabalhando com as autoridades e já teria ativado uma equipe de busca e resgate para localizar a aeronave.
Em sua conta do Facebook, a Malysia Airlines fez um pronunciamento oficial sobre a perda de contato com o Boeing:
Segundo a Malaysian Airlines, o Boeing transportava 227 passageiros e 12 tripulantes, de 14 nacionalidades, incluindo 154 chineses, 38 malaios, sete indonésios, seis australianos, 5 indianos, quatro franceses, três americanos, dois canadenses, dois ucranianos, dois neozelandeses, um austríaco, um russo, um holandês e um italiano. Havia duas crianças a bordo. Todos tripulantes são malaios.
"No momento, a Malaysia Airlines está trabalhando com as autoridades, que ativaram suas equipes de busca e de resgate para localizar a aeronave", acrescentou o diretor da companhia Ahmad Jauhari. "Nossos pensamentos e orações estão com os passageiros envolvidos, a tripulação e os membros de suas famílias", disse Ahmad Jauhari.
Sites especializados informaram que o avião estava com a rota e a altitude alteradas quando perdeu contato. O Boeing 777-200, um grande jato de passageiros de apenas duas turbinas, tem um histórico extremamente confiável. Além disso, os aviões da Malaysia Airlines (MAS) têm registro de poucos acidentes.
Um dos pequenos Twin Otter, operado pela MASwings, caiu no Estado malaio de Sabah, na ilha de Bornéus, em outubro passado. Morreram o copiloto e um passageiro. Em 1977, um jato se acidentou no sul da Malásia. Todos os 93 passageiros e sete tripulantes morreram.
Com informações da AFP e CNN.