O governo da Malásia elevou o alerta nos mais importantes portos de entrada do país e no aeroporto de Kuala Lumpur, com o objetivo de prevenir que pessoas infectadas com o vírus do ebola passem por suas fronteiras, informou nesta segunda-feira a imprensa local.
Os oficiais de fronteira receberam instruções de extremar as precauções para identificar possíveis viajantes que portem o vírus, disse em entrevista coletiva o ministro da Saúde malaio, Seri Subramaniam.
A doença - que se transmite por contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados - causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%.
É a primeira vez que surge um surto na África Ocidental, e a escala da epidemia não tem precedentes, com 1.323 casos registrados e 729 mortes em Serra Leoa, Libéria e Guiné desde março deste ano.
O ministro disse que as medidas começaram a ser implementadas no momento no qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre o surto na África Ocidental.