Mergulhadores da equipe de resgate do navio sul-coreano Sewol conseguiram entrar nesta sexta-feira na embarcação na busca de mais sobreviventes, pela primeira vez desde o naufrágio há mais de 48 horas. Quatro dos especialistas fizeram um buraco no casco e conseguiram entrar na cafeteria do navio às 10h05 (horário local, 22h05 de quinta-feira em Brasília), onde usaram uma corda de guia para explorar o interior, informou a Guarda Costeira sul-coreana.
Os mergulhadores procuram os 270 passageiros, a maioria estudantes de bacharelado, que podem ter ficado presos na embarcação após o afundamento que aconteceu na manhã da quarta-feira. Além disso, os operários começaram a injetar oxigênio no navio com o duplo objetivo de evitar que afunde totalmente e proporcionar ar a possíveis sobreviventes.
Após dois dias de progressos praticamente nulos nos trabalhos de resgate, espera-se que hoje possam acontecer avanços, já que também chegaram três guindastes e vários robôs ao ponto do acidente, para ajudar a procurar os desaparecidos.
Por enquanto os dados oficiais contabilizam 179 resgatados com vida, 26 mortos e 270 desaparecidos, a maioria jovens estudantes de 16 e 17 anos, que se presume estão dentro do navio.