Naufrágio de barco de imigrantes deixa 60 desaparecidos em Mianmar

3 nov 2013 - 13h12

Pelo menos 60 pessoas estão desaparecidas após  uma embarcação com dezenas de membros da minoria muçulmana rohingya que fugiam da tensão étnica naufragar neste domingo no leste de Mianmar, informou a imprensa local.

O navio, que se dirigia a Bangladesh, afundou pouco depois de partir do estado de Rakhine, onde mais de 100 mil rohingyas se encontram amontoados em campos de deslocados após os enfrentamentos com budistas desde o ano passado.

Publicidade

O porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Dan McNorton, afirmou ontem em Genebra que pelo menos 1.500 pessoas abandonaram Rakhine na última semana, êxodo que se repete todos os anos com o fim da monção.

Embora o sentimento anti-muçulmano e anti-hindu em Mianmar seja antigo, a última onda de violência brotou em Rakhine em junho de 2012 com o estupro e morte de uma jovem budista pelas mãos de três muçulmanos.

Desde então, a violência se espalhou para outras partes do país e morreram cerca de 250 pessoas, a maioria deles membros da minoria muçulmana rohingya, e outras 120 mil se encontram em campos de refugiados.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações