O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, jogou futebol nesta quinta-feira com o famoso robô japonês "Asimo" durante sua visita a um museu de ciência e tecnologia em Tóquio, a primeira parada de sua viagem pela Ásia.
Obama definiu como "bastante impressionante" o passe que o conhecido androide fabricado pela Honda fez com um chute certeiro, mas admitiu que se assustou por o robô se parecer demais com uma pessoa real.
Como parte de sua agenda, o presidente americano também conheceu de perto aspectos tradicionais da cultura e percorreu, junto à embaixadora dos EUA no Japão, Caroline Kennedy, o recinto xintoísta, construído em 1912 em homenagem ao imperador Meiji (bisavô do atual chefe de Estado japonês).
Depois de ouvir as explicações do sumo sacerdote do santuário, Obama escreveu um desejo sobre uma "ema", uma tabuleta sagrada de madeira, e o pendurou no recinto como manda a tradição xintoísta, que sustenta que as mensagens podem ser assim lidas pelas deidades antes de serem concedidos.
No mesmo espaço aconteceu uma exibição de "yabusame", o arco e flecha a cavalo tradicional do Japão.
O dia do presidente americano em Tóquio terminou com um banquete em sua homenagem realizado no Palácio Imperial. Obama conclui sua visita de Estado ao Japão amanhã, quando partirá para a Coreia do Sul.
Na sexta-feira, Obama viajará para a Malásia e, no domingo, para as Filipinas, para partir de volta a Washington na terça-feira, 29.