Paquera? Cavalheirismo? Há opiniões diversas sobre o gesto do presidente russo Vladimir Putin em evento da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) nesta segunda-feira, ao ajudar a primeira-dama chinesa Peng Liyuan a vestir um casaco. O pequeno feito não passou despercebido e o vídeo capturado do momento foi censurado no país. As informações são do Foreign Policy.
Durante o encontro em Pequim das 21 nações Ásia-Pacífico, incluindo os Estados Unidos e a Rússia, Putin teria levantado de súbito e ajudado a primeira-dama, colocando o casaco em seus ombros. Porém, segundos após sorrir e agradecer a “mãozinha”, Liyuan retira o casaco e deixa que seu assistente a ajude colocar.
Nas redes sociais chinesas, como a Weibo, uma hashtag “Putin colocou um casaco ao redor do corpo de Peng Lyiuan” virou sensação após as imagens realizadas ao vivo pela CCTV captarem o momento. Além disso, o link do vídeo foi amplamente compartilhado, contudo, mais tarde, foi censurado pelo governo.
Não se sabe ainda qual foi a intenção de Putin ao ajudar Lyiuan. Porém, parece que o presidente russo se esqueceu das regras de etiqueta chinesas, que são bastante rigorosas em relação ao contato.
O presidente da China, Xi Jinping estava próximo à mulher e, no momento da “escapulida” de Putin, conversava distraído com o presidente americano Barack Obama e um assessor.
As reuniões da cúpula APEC começam nesta terça-feira, quando Putin deve se encontrar com Obama e discutir questões como da Ucrânia, Síria e Irã.
5 coisas que você precisa saber sobre Vladimir Putin