O governo da Coreia do Sul afirmou nesta segunda-feira que a Coreia do Norte está "preparada" para realizar a qualquer momento uma nova detonação nuclear, apenas três dias depois de o regime de Kim Jong-un realizar seu quinto e mais potente teste atômico.
"A Coreia do Norte prepara-se para realizar um teste nuclear adicional na base de Punggye-ri, segundo as últimas investigações de inteligência de Coreia do Sul e Estados Unidos", disse à Agência EFE um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul.
O porta-voz não especificou quais são as evidências que levaram os aliados a tirar essa conclusão, já que se trata de "informação confidencial".
Só explicou que "os sistemas de inteligência de Coreia do Sul e EUA vigiam de perto os movimentos da Coreia do Norte em relação ao possível sexto teste nuclear".
Previamente, uma fonte do governo de Seul declarou à agência local Yonhap que em Punggye-ri, onde aconteceram todos os testes nucleares anteriores, existe um terceiro túnel não usado no qual supostamente Pyongyang prepara uma próxima detonação.