A Coreia do Sul disse nesta quarta-feira que confirmou que vestígios do gás radioativo xenônio foram resultantes de um teste nuclear realizado pela Coreia do Norte no início deste mês, mas que não conseguiu concluir se o teste foi com uma bomba de hidrogênio, como Pyongyang afirma.
A Coreia do Norte realizou seu sexto teste nuclear em 3 de setembro, levando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a endurecer suas sanções proibindo as exportações lucrativas de têxteis e limitando as importações de combustíveis para o regime recluso.
A Comissão de Proteção e Segurança Nuclear (NSSC, na sigla em inglês) disse que seu detector terrestre de xenônio, instalado na parte nordeste do país, encontrou rastros do isótopo xenônio-133 em nove ocasiões e que seu equipamento móvel, posicionado no litoral leste, detectou vestígios do isótopo quatro vezes.
"Foi difícil descobrir o quão poderoso o teste nuclear foi com a quantidade de xenônio detectada, mas podemos dizer que o xenônio era da Coreia do Norte", disse o comissário-executivo Choi Jongbae em uma coletiva de imprensa em Seul.
A comissão não pôde confirmar que tipo de teste nuclear os norte-coreanos realizaram, acrescentou.