Sobe para 148 número de mortos em deslizamento na Índia

Apenas oito pessoas foram resgatadas com vida nas primeiras horas após o desastre

1 ago 2014 - 14h14
(atualizado às 14h17)
<p>Chandrakant Zanjare, que perdeu 13 membros da família em um deslizamento de terra, chora próximo ao local de sua antiga casa na vila de Malin, no estado indiano de Maharashtra, em 1° de agosto</p><p> </p>
Chandrakant Zanjare, que perdeu 13 membros da família em um deslizamento de terra, chora próximo ao local de sua antiga casa na vila de Malin, no estado indiano de Maharashtra, em 1° de agosto
Foto: Rafiq Maqbool / AP

O número de mortos nos deslizamentos de terra que atingiram nesta semana um povoado no oeste da Índia subiu para 148, informou nesta sexta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

Publicidade

"O número total de mortos é 148. Recuperamos 61 corpos no total e o resto continua sob os escombros e o lodo", disse Anil Shekhawat, porta-voz da Força de Resposta de Desastres Nacionais (NDRF), que lidera os trabalhos de auxílio.

O desastre aconteceu na quarta-feira, durante a madrugada, quando a encosta de uma colina desmoronou sobre Malin, no estado de Maharashtra, por conta das fortes chuvas, e acabou soterrando quase todas as casas e edifícios do povoado, cerca de 50.

Apenas sete estruturas permanecem de pé após o desabamento, de acordo com a agência indiana Ians.

No momento do desastre, muitos habitantes dormiam em suas casas e apenas oito pessoas foram resgatadas com vida entre os escombros nas primeiras horas.

Publicidade

Os trabalhos de auxílio progridem lentamente devido às chuvas e a grande quantidade de lodo.

"Continuaremos buscando os próximos três ou quatro dias. Mas não acho que encontraremos ninguém vivo", disse ao jornal Hindustan Times Saurabh Rao, alto cargo do governo de Pune, a cidade mais próxima.

Alguns dos habitantes deste pequeno povoado perderam a toda a família.

As inundações e os deslizamentos de terra são frequentes durante a temporada de chuvas na Índia, da mesma forma que os desabamentos de edifícios por causa do precário estado das infraestruturas, a falta de manutenção e a corrupção.

Cerca 580 pessoas morreram e 5,7 mil desapareceram nas inundações e deslizamentos de terras ocorridas há um ano nas zonas montanhosas do estado de Uttarakhand, no norte do país.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações